sexta-feira, 8 de junho de 2012

B de Amor

Certa vez, no colégio, me ensinaram a escrever uma palavrinha fácil de 4 letras. Aprendi logo como fazê-la e o que significava. Minha caligrafia era ilegível mas em minha mente tudo era perfeitamente lindo.
 → A-M-O-R = mamãe dormindo na beirada da minha cama quando tinha pesadelos e papai vendo o rei leão comigo pela quinquagésima vez.

Alfabetizada, crescida, minha caligrafia era mais legível. Eu era falante, sabe-tudo e gostava de KLB.
→A-M-O-R = minha mamis acordando cedo para me levar ao colégio e o papis assistindo alegrifes e rabujos pacientemente.

Ensino fundamental completo, minha caligrafia estava mais para um rastro primitivo e minha mente era algo como: dormir, sair de capuz, ouvir musica alta, pagar de revoltada, dormir, dormir...
→A-M... A-O-R... A-M-A-O... Meu Deus! Como se escreve isso? Minha mãe mandando eu ir dormir quando estou falando com 10 pessoas no messenger? Meu pai mandando eu desligar o som alto? Droga, como se escreve aquilo? Ah, foda-se, quem precisa daquilo mesmo?

Reta final dos cursos escolares, preparativos para vestibular, minha caligrafia voltou a ser ilegível. Eu parecia outra pessoa, mas ao mesmo tempo estava idêntica àquela menina em pré-alfabetização. Reaprendi tudo, os significados das coisas mudaram pra mim, meus conceitos mudaram, eu mudei. Mas continuava sendo sonhadora e tudo em minha mente era perfeitamente lindo, assim como minha caligrafia parecia ser de alguém de 5 anos.
→B-A-B-M-B-O-B-R-B =  Minha mãe me abraçando a cada 10 minutos para mostrar que me ama independente de qualquer coisa e meu pai passando mais tempo comigo tentando ficar mais próximo. Ah, deve ter ficado difícil de vocês lerem a palavra com esse monte de B's no meio... Desculpem-me, é o único jeito que sei escrever agora, devido a terceira definição que acrescentei para a palavra: Beatriz.
Essa última definição me alfabetizou por completo e me mostrou que, o verdadeiro significado dessa palavrinha (nem tão fácil e com 9 letras agora), é bem diferente para cada um de nós.
Sugiro que todas as pessoas devem escrever seus próprios dicionários. Esse é o meu.

→C-A-L-I-G-R-A-F-I-A: não importa o quanto você mude e treine, ela sempre vai voltar a ser o que era antes do treino.
→M-Ã-E: amor incondicional, brigas incondicionais, carinhos incondicionais, dinheiro... Bom, nem tudo é perfeito.
→P-A-I: almoço congelado, futebol na TV, pizza a noite, conversas constrangedoras, boletim, diversão, amor infinito.
→B-A-M-O-R (amor ou babmbobr): motivo para viver; razão de existir; compreende a família antiga (pais, avós, tios, irmãos) e a nova (cônjugue, filhos, netos); sinônimos: Beatriz Nogueira, Amor Incondicional e Infinito, Um só Ser.

Significados das palvras cientificamente pesquisados em alguma parte careta da mente de Lila Nogueira. É.